Translate

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013



A Guerra dos Tronos


Olá, hoje postarei a resenha do livro A Guerra dos Tronos, o aclamado livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo!

Primeiramente gostaria de destacar que esse foi o melhor livro que já li até agora na minha vida. Para quem gosta de Medieval Fantástico, este livro é um prato cheio!

A Guerra dos Tronos






Título: A Guerra dos Tronos

Autor: George R.R Martin
Editora: Leya
Páginas: 592
Minha avaliação final: 5 estrelas


Sinopse:Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.



Antes de começar a resenha queria contar a história de como me interessei em ler "A Guerra dos Tronos".
    Quando ia ao Shopping e passava nas livrarias, via a coleção de George R.R Martin e pensava comigo: "Ainda vou ler esses livros" e nem imagina que existisse uma série baseada nos livros, mas nunca tive coragem para lê-los, pois eram muito grandes!
      Depois de um tempo resolvi pegá-los na biblioteca (pois se não gostasse da história não ia me arrepender de ter comprado, e me surpreendi com o tamanho das letras, que são bem pequenas!). Peguei para lê-lo nas férias onde ia ter mais tempo, mas acabou que travei da página 40 á 100, não estava conseguindo relacionar os personagens com as famílias, entender quem era filho de quem, quem era irmão de quem, mas ai recorri a um "grande" amigo: O Google.
     Depois disso comecei a ler e a entender tudo (ou quase tudo), depois da página 300, a leitura flui muito rápida e você nem vê o tempo passar! E na minha resenha colocarei pronuncias diferenciando nome da mesma pessoa para se acostumarem com o enredo de Guerra dos tronos.

Agora vamos a resenha!


   "O Inverno está Chegando..."
Casa Stark

"Ouça-me Rugir!"
Casa Lannister

"Fogo e Sangue!"
                                                                   Casa Targaryen

"Nossa é Fúria!"
Casa Baratheon

"Nós não semeamos"
Casa Greyjoy

"Tão Alto Como a Honra"
Casa Arryn





Resenha: O livro começa contando a história da família Stark, que mora no Norte de Westeros. Os Stark são uma antiga família nobre cujo líder é Eddard Stark, também conhecido como Ned (e é a família onde o foco é maior!).
                Ned tem 4 filhos e 2 filhas: Bran, Robb, Rickon, Arya, Sansa e o bastardo Jon Snow, e sua esposa se chama Catelyn Stark (que é uma membra da família Tully). No início do livro, Ned recebe a notícia da morte de Jon Arryn a mão do rei (a mão do rei é o braço direito do rei e comando o trono de ferro quando o mesmo não está!),e também recebe a notícia de que o senhor de Westeros, o rei Robert Baratheon, e a corte real estão vindo até Winterfell (casa dos Stark), pois o soberano quer ter uma conversa com o Lord Eddard.
            Eddard não vê o rei desde o fim da rebelião em que ele o ajudout a derrotar os Targaryen, antiga família que reinava em Westeros, e assumir o trono de ferro. Após a rebelião, Robert se casou com Cersei Lannister e teve 3 filhos: Joffrey, Tommen e Myrcela, e ele se tornou um rei gordo e bêbado bem diferente do antigo amigo que Ned Conheceu! Além da visita, os Stark sabem que o inverno está chegando, pois o verão durou mais de 10 anos (o tempo em Westeros é diferente do nosso), e se diz que quanto maior o verão, maior vai ser o inverno... E junto com o inverno vêm criaturas e maus presságios!

Em uma cavalgada com o Rei, o cargo de mão do rei é o oferecido a Ned, no momento Eddard recusa mas Robert dá tempo para que ele pense enquanto monta sua estádia em Winterfell. Estava esquecendo de mencionar que em um passeio de Ned com os filho e o bastardo Jon, eles encontram uma loba gigante morta (já não viam lobos gigante há tempos em Winterfell), porém dentro da loba haviam 5 lobos filhotes se alimentando da mãe morta, e o lobo gigante é exatamente o emblema de Winterfell desde os tempos de outrora , onde os antigos reis do inverno governavam com seu lobos gigantes. Jon convence Ned de pegar os filhotes e dar a cada um de seus filhos legítimos (Jon é um bastardo e sua mãe é desconhecida para ele e para nós. Só Ned sabe quem ela é!). Quando voltavam para Winterfell Jon escutou um barulho e para sua surpresa havia mais um filhote, o sexto, e Jon automaticamente o adotou (e o filhote de Jon era o único branco, os outros variam em tons de cinza).
        
Imagem retirada da série da HBO , na foto Jon Snow e Fantasma(seu lobo)


Em uma noite em Winterfell (a corte ainda residia lá), é entregue a Catelynuma carta de sua irmã, Lysa Tully, as escondidas e endereçada somente a Catelyn. Nessa carta, Lisa relata que se mudou para Ninho da Águia (Casa da Família Arryn) e Lord Arryn (antiga mão do rei), não morreu por uma morte comum e suspeita de que tenha sido assassinado pela família Lannister (a família mais gananciosa do livro), e após a leitura da carta, Lord Eddard acaba aceitando o cargo de Mão do rei (a pior escolha de sua vida).
         Vou falar um pouco dos filhos de Ned: Robb é o mais velho e herdeiro de Winterfell; Sansa é a filha mais velha e uma verdadeira menina da época (tenho muita raiva dela); Bran é o segundo filho legítimo de Ned (gosto bastante de Bran); Arya é a segunda filha legítima de Eddard (é uma dos personagens que mais gosto!); Rickon é o filho legítimo mais novo de Ned (é o caçula de todos os irmão na verdade) e Jon Snow (Snow é uma pronuncia do norte para os bastardos, e esse sobrenome varia de região para região!) que também é um dos meu preferidos!
       Além da família Stark, ao longo do livro, somos apresentados a outras famílias de Westeros: Lannister, Baratheon, Arryn, Targaryen, Tully, Tyrrel, Clegane, entre outras.

 O livro não conta somente a história em Westeros, pois conta a vida de Daenerys Targaryen, juntamente com seu irmão Viserys no ocidente. Daenerys e Viserys são os últimos da família do dragão (a família Targaryen que reino em Westeros antes de Robert). Viserys é um personagem muito ruim e que maltrata muito a irmã Daenerys, ao ponto de troca-la por um exército de 10.000 homens com Kal Drogo (líder de um povo das terras distantes e o mais forte de todos) para reclamar o trono que acha que é seu por direito e Daenerys, no livro, tem apenas 13 anos quando isso acontece (o livro retrata muitas relações sexuais ao longo da história), e Daenerys acaba se casando com Kal Drogo e virando Kaleesi (ela é tipo a mulher do presidente). E o desenrolar dessa história no ocidente é muito bacana (umas das partes que mais gostei)!
         Voltando a falar de Ned, ele aceita o cargo e viaja para o sul com a corte e seus filhos menos Bran (que sofre um acidente), Jon (que vai para a patrulha da noite), Rickon que é muito novo e Robb que ficará para cuidar de Wirterfell na sua ausência, pois a mãe (Catelyn) só cuidava de Bran. Ned viaja para um lugar totalmente desconhecido para ele onde os inimigos podem ser seus amigos e seus amigos podem virar inimigos, pois
"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre."

Lord Eddard com sua espada "Gelo"

*P.S: Queria só reforçar uma coisa: A Patrulha da Noite. Essa patrulha é um tipo de organização que não tem envolvimento com governos e tem um único objetivo: proteger o extremo norte de Westeros. Esse grupo de proteção é formado por cavaleiros velhos, ladrões, órfãos, bastardo entre outros e eles ficam instalados em uma enorme muralha (também chamada de “Dadiva de Brandon”) que separa Westeros de um “mundo” chamado de “para lá da muralha”. Acreditasse que nesse “mundo” existam criaturas sobrenaturais chamadas “Os Outros”. E a muralha deve impedir que esses seres entrem em Westeros.

Essa foi a resenha de guerra dos tronos,não quis ir mais a fundo senão acabo contando coisas que não devo,para sem sombra de dúvidas é um dos melhores livros da atualidade se não for o melhor!e nunca se esqueçam de que o  "O Inverno está Chegando...".


 By:Ivan Gabriel

Revisor:Kayke Oliveira

6 comentários:

  1. Esse é realmente um ótimo livro para quem gosta de viajar no tempo e ir para a Idade Média. Sistema feudal, classes populacionais, modo de vida entre outras coisas que nos levam ao passado. A obra é realmente fantástica ao reunir uma diversidade tão grande de personagens. Minhas cenas preferidas são as reuniões onde são decididas táticas de guerra.
    Foi uma ótima resenha esse é realmente um dos melhores blogs do assunto.
    Parabéns a todos os postadores e inclusive parabéns ao revisor que trabalha duro e faz um excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!Também gosto bastante das táticas de guerra...
      E realmente temos que parabenizar o revisor....

      By:Ivan Gabriel

      Excluir
  2. Faz muito tempo que quero ler, na verdade já comecei umas 3 ou 4 vezes, gostei do estilo de leitura, mas a letra é muito pequena, rsrsrs, adorei sua resenha Gabriel, me deu mais ânimo para ler. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil começar a ler A Guerra dos tronos! E fico feliz por minha resenha ter te dado ânimo para continuar...

      Muito Obrigado!

      By:Ivan Gabriel

      Excluir
  3. Nossa, sua resenha é realmente muito detalhada e isso ajuda muito a nós (que ainda não lemos o livro) a entender direitinho como funciona a história basicamente!
    Esse livro é realmente interressante mais como você estou um pouco receiosa de pegar ele para ler... Mas quem sabe um dia eu não leio?
    Beijos.

    http://absortoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lhe agradeço por ter gostado da resenha,fico muito feliz por isso!

      E não fique com medo de lelo pois o livro é realmente muito bom.Tanto é que já comecei a ler "A Fúria dos reis"(kkkk)

      Beijos...


      By:Ivan Gabriel

      Excluir