Translate

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Julieta

Olá galera, como estão indo de carnaval? Espero que estejam descansando bastante. Vamos a minha recomendação deste final de semana.

Título: Julieta
Autora: Anne Fortier
Editora: Sextante
Número de Páginas: 448
Minha avaliação final: 5/5

Sinopse: Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.
Continue Lendo

Antes de começar essa resenha queria falar que as vezes comprar livros sem indicação é muito bom também, porque algumas vezes vamos errar mas outras vamos acertar em cheio a compra e foi isso que aconteceu comigo na compra de Julieta. Passeando na livraria eu não encontrei dois livros que eu estava procurando e no momento eu não tinha mais nem um título em mente, então resolvi pedir algumas opções para a atendente (super fofa e com muita paciência, pois eu demorei demais pra escolher tadinha), então ela me mostrou alguns títulos que ela não tinha lido, mas que eram dos gêneros que eu pedi. Quando vi Julieta me apaixonei pela capa, li a sinopse e efetuei a compra na mesma hora. Então agora confiram minha opinião sobre esse livro maravilhoso.

"Em seu excelente romance de estreia, Anne Fortier navega por entre pistas falsas e reviravoltas, e o resultado é uma história de amor que poderíamos chamar de O Código Da Vinci para mulheres inteligentes e modernas" Publisher's Weekly

Apesar de nunca ter lido "O Código da Vinci" sou obrigada a concordar com a Publisher's Weekly. Anne Fortier arrasou nesta história e fez um reconto maravilhoso da maior história de amor (Romeu e Julieta).

O livro conta a história de Julie Jacobs (que chega a ser bem irritante com suas manias, é o típico caso onde a irmã da personagem principal é muito mais legal) que mais tarde vem a descobrir que seu nome verdadeiro é Giulietta Tolomei. Irmã gêmea de Janice, Julie sempre foi a mais recatada e tímida, vivendo sempre debaixo do "sucesso" da irmã. Elas são órfãs e quando tia Rose morre, ela deixa com o mordomo Umberto uma carta para ser entregue a Julie, onde é revelado o seu verdadeiro nome e que ela deve ir para Siena procurar um caixa que foi deixada por sua mãe antes de sua morte. Julie vai atrás das pistas e é em Siena que ela fica conhecendo o seu passado e descobre algumas coisas que faziam parte de seu cotidiano, as quais ela nem podia imaginar.
Confesso que várias vezes durante a leitura eu fechava o livro, olhava pra cima e ficava tentando “sentir” cada lugar que Anne descrevia ao longo da história. Só posso dizer uma coisa: “que lugares mais lindos, que cidade maravilhosa aconchegante e encantadora, como não se apaixonar por Siena?”. Da vontade de passar em todos os lugares onde os personagens passam (com exceção de um túnel subterrâneo, mas isso é conversar para outra hora e também para quem já leu o livro).
O legal sobre o livro é todo o mistério inserido em um quadro muito propício para romances, o livro já tem a capa vermelha e bege, uma capa que quando você olha juntamente com o título, logo de cara você já pensa em um romance (e realmente é). O mistério por trás do romance é muito bem bolado, tudo é bem amarrado e de fácil compreensão, nenhum detalhe fica sem ser explicado. Na verdade tudo gira em torno de uma lenda (a qual é explicada alternadamente nos capítulos). Fortier nos apresenta a lenda capítulo sim capítulo não, a história vai se alternando entre a de 1340 e a atual.
Todos os personagens de Siena são muito misteriosos e você fica com aquela pulguinha atrás da orelha tentando descobrir o que é que eles escondem. Eva Maria é um exemplo destes cidadãos. É a primeira personagem de Siena que Julie conhece, ela é uma perua muito agradável e prestativa, mas que tem uns comportamentos um tanto quanto estranhos, o que não faz ela deixar de ser uma pessoa legal. No final descobrimos o segredo de Eva Maria e de outros personagens também, e coisas que não faziam sentido no começo, no final o leitor entende perfeitamente.
É um romance misturado com suspense e mistério que vai tirar o folego do leitor em vários momentos e também  emocionar em outros, isso sem falar de Alessandro , que é bem desagradável, mas é tão misterioso e charmoso que não tem como não se apaixonar por ele.

Um pouco sobre outros personagens.
Janice: aparece muito pouco na história, mais às vezes em que aparece consegue ser bem divertida.
Umberto: melhor amigo de Julie, na verdade seu mordomo, mas também muito misterioso.
Falando um pouco mais sobre o livro, por experiência própria digo para vocês, não desistam do livro no começo, eu mesma me arrastei muito até mais ou menos a página 40, foi bem difícil, mas depois dessa parte, confiem em mim, fica muito bom mesmo o livro (salvo algumas partes da Siena antiga que também se arrastam). Além de que também vão conhecer melhor as duas Sienas (a de 1340 e a atual) e suas lendas.
É isso ai, esta é minha indicação da semana, tenho certeza de que não vão se arrepender.

Um grande beijo e um bom feriado para vocês.


6 comentários:

  1. Gostei muito do enredo e da indicação!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, vale a pena ler, tenho certeza que vai gostar.

      Excluir
  2. Exatamente assim, Ana Clara! Hahaha eu (Isadora) estou lendo esse livro também. É perfeito, faz você ficar enlouquecida para ir a Siena, sem falar dessa capa linda, né? Hahah também irei fazer uma resenha dele quando terminar. Espero que goste! A sua ficou ótima, adorei.
    Beijão!

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu vi mesmo que você esta lendo ele, é ótimo mesmo, eu fico babando nos lugares que ela descreve, rsrsrs.
      Essa capa é maravilhosa, ela deixa sua imaginação solta, tem hora que parece uma flor, tem hora que parece o pano de vestido...
      Obrigada pelo elogio, eu quero muito ver a sua resenha, estou sempre acompanhando o blog de vocês também, então assim que sair a sua resenha vou lá conferir.
      Bjos

      Excluir
  3. parece um bom livros
    gostei da resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e é sim, um ótimo livro, se você gosta de romance é a pedida certa.

      Excluir