Translate

sexta-feira, 15 de março de 2013

George R.R. Martin

Olá, hoje vou falar sobre um dos autores mais falamos e elogiados do momento que é o George R.R. Martin! Particularmente eu adorando o trabalho dele em As crônicas de Gelo e Fogo.
Primeiramente queria destacar que se eu visse ele na rua, eu iria me assustar muito achando que era um mendigo ou talvez o Papai Noel existisse! Vamos saber um pouco da história dele agora...

George R.R. Martin (1948) é autor e roteirista de filmes de ficção científica. É conhecido pela série Games of Thrones - Guerra dos Tronos, adaptada do Best Seller de romances épicos A song of the Ice and Fire.
George Raymond Richard Martin nasceu em New Jersey. Filho de estivador, desde cedo, gostava de quadrinhos e de escrever contos de ficção e horror. Na infância, costumava vender suas estórias para outras crianças da vizinhança.
Nos anos 70, fez um mestrado em jornalismo no Northwersten University, em Illinois. Depois de várias tentativas, venceu dois prêmios de contos, os Hugo Award e Nebula Award.
Nos anos 80, deixou a carreira de autor em segundo plano e começou a trabalhar para a televisão escrevendo roteiros. Também atuou em outras profissões como editor de livros. 
Como roteirista de TV, escreveu para a série The New Twilight Zone e Beauty and the Beast. Ainda teve uma novela adaptada para o filme, Nightflyers, em 1987.
Desiludido com o trabalho para a televisão, dedicou-se à literatura e escreveu a série de fantasias épicas medievais A Song of Ice and Fire, inspirado na guerra das duas rosas. O que foi feito sem maiores pretensões, acabou virando livro em 1996.

Famílias de A Song of ice and fire(As crônicas de Gelo e Fogo)



Em novembro de 2005, A Feast for Crows, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal.
Em 2007, o canal de televisão HBO comprou os direitos de transmissão da série inteira de Martin. Em 2011, estreou a primeira temporada de Game of Thrones, o primeiro da série que alcançou grande sucesso.
George R.R. Martin é casado com Parris e continua fascinado por assuntos medievais, inspiração de boa parte do que escreveu.


Nesta postagem decidi não deixá-la tão extensa e colocar mais da minha opinião sobre o autor!

Opinião:Bom, na minha opinião George R.R Martin é um revolucionário do Medieval Fantástico, diferente de tudo que já li! Ainda não li Senhor dos Anéis (obra de Tolkien), mas acho que depois de ler, eu vou continuar preferindo As Crônicas de Gelo e Fogo, pois não fica só naquele lado do Medieval Fantástico, e sim, mistura os dois e você percebe que eles são pessoas de verdade, com seus defeitos, qualidades e justificativas para os atos! Muitos falam da imaginação de Tolkien, mas Martin também tem uma imaginação fora do normal pois só no primeiro livro (A Guerra dos tronos), ele cita mais de 1.000 nomes de personagens, todos inventados por ele! Por isso admiro Martin estou adorando (como já disse, kk) As Crônicas de Gelo e Fogo.

Já li e postei o livro: Guerra dos Tronos, para lê-la é só clicar AQUI!.



By: Ivan Gabriel

4 comentários:

  1. Achei muito interessante seu texto. Embora eu deva discordar de algo (e MUITO, MUITO E MUITO): como você pode comparar o Martin ao Tolkien. Sei que essa é sua opinião, portanto ai vai a minha: Eu já li livros dos dois autores então creio que posso comentar essa questão com um olhar amplo.
    Os livros do Martin são bem estruturados e, sem duvida alguma, possuem muitos personagens (embora eu acredite que quantidade não é sinônimo de qualidade). Sem contar que a história de cada personagem é suficientemente profunda a ponto de nós, leitores, conseguirmos "intimidade" como os personagens.

    Agora é a vez de levantar pontos acerca da Terra Média!
    Tolkien criou um universo que se passa em uma era semelhante a Idade Média e se baseia em lendas Nórdica. Mas ele não usou as lendas como apoio central, pois ele foi além e criou diversas criaturas. Não se contendo com isso, o autor como exímio linguistas, criou diversos idiomas com gramaticas e pronuncias próprias.
    Além disso, todas as obras de Tolkien (que se referem ao Universo da Terra Média) possuem alto grau de detalhamento que nos faz acreditar que o mundo é real e que o autor esteve lá (afinal a descrição é tão perfeita que é difícil acreditar que tudo saiu da cabeça dele!).
    Eu possuo um vasto repertório de leituras e posso afirmar que nenhum autor (dos quais eu conheço o trabalho) pode ser comparado ao Tolkien no quesito criatividade e método de narração.
    Espero que você tenha a oportunidade de ler uma obra deste autor e tenho certeza que sua opinião vai mudar drasticamente!

    Pode parecer que não gosto dos livros do Martin, mas a verdade é que embora goste muito da série "A Song of Ice and Fire", "O Senhor dos Anéis" esta marcado muito mais profundamente em mim do que qualquer outra obra fictícia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom,realmente já tinha visto que Tolkien criou todo um "Mundo",um Vocabulário ,Personagens,monstros entre outros objetos.Nunca li os livros ,porém vi os filmes e os críticos do mundo inteiro falaram que ele é bem fiel a saga!
      Realmente não posso falar muito sobre oque eu não li!Mas levando em consideração os filmes vou colocar alguns tópicos de o porque eu acho que "A Song of Ice and Fire" é melhor.

      *O antagonismo vilão-mocinho em Crônicas muda diversas vezes em cada livro, ao contrário de O Senhor dos Anéis que, no máximo, permite a Boromir e Faramir um momento de fraqueza cada. As Crônicas provocam uma confusão deliciosa: é possível vibrar para que os dois lados de uma batalha vençam, ou amar a filha do rei deposto e o homem que o depôs na mesma página. Em Tolkien, Frodo nunca se sentaria para dividir um pedaço de lemba e uma caneca de cerveja com orcs. Mas em Crônicas, Jon Snow e Tyrion Lannister, de clãs inimigos, compartilham traumas e conversas regadas a vinho. Enquanto o digno e honrado Aragorn, de Tolkien, luta contra inimigos distantes, os personagens das Crônicas têm, muitas vezes, o pior inimigo morando dentro de casa;


      *A Guerra dos Tronos não agradará aos mais objetivos. Martin, porém, pega mais leve nas descrições do que Tolkien. Claro que o continente Westeros é tão bem imaginado e descrito quanto a Terra Média e o leitor poderá saborear detalhes das capas de cavaleiros e dos bosques sagrados - há até um mapa do território dos Sete Reinos nas primeiras páginas. As descrições de Martin, no entanto, são melhor dissolvidas na narrativa e por isso muito mais dinâmicas;


      *Em Tolkien, era previsível imaginar que Aragorn ganharia a guerra no final e que Frodo sairia vivo da jornada. Já Martin não tem nenhum amor exagerado por seus personagens, que são tão mortais quanto qualquer um de nós;

      *Cada capítulo da obra de Martin é narrado sob o ponto de vista de um dos personagens. Ou seja: muito mais difícil falar em mocinhos e bandidos quando você experimenta a cada vinte ou trinta páginas os medos e amores de uma pessoa diferente. O melhor exemplo dos méritos da troca de perspectiva é Tyrion Lannister.


      Bom,estas são as razões de o porque acho "As Crônicas de gelo e fogo" melhor do que "Senhor dos Anéis".Mas é claro que ainda vou ler os livros para ter uma visão mais ampla da Terra Média,e quem sabe um dia poder defende-la como você a defende!Mas claro que é sempre bom abrirmos discussões sadias no blog! Agradeço o comentário.

      By:Ivan Gabriel

      Excluir
    3. Olá caro Blogueiro Ivan!
      Vejo que consegui despertar em você a vontade de discutir um tema relativamente polêmico. Assim como você, levantarei pontos acerca das duas obras com o objetivo de demonstrar para você e para os leitores do blog que Senhor dos Anéis é incomparável.
      Antes de começarmos devo dizer que já li a trilogia “O Senhor dos Anéis” assim como “O Hobbit”, “O Silmarillion” e “Os Filhos de Húrin”. Todos os livros citados foram escritos por John Ronald Reuel Tolkien e narram fatos de um Universo criado pelo autor.
      Creio que também seja deveras importante ressaltar que já li “A Guerra dos Tronos”, assisti a primeira temporada de “A Game of Thrones” e atualmente estou lendo “A Fúria dos Reis”. Portanto creio que sou capaz de comparar, de certa forma, as obras desses autores.
      Agora vamos aos fatos!
      Primeiramente devo dizer que a definição de “Vilão” e “Herói” é algo clássico que permeia a literatura desde a Idade Média Ocidental, época em que surgiram as novelas cavalariças. Portanto, Tolkien deixa tudo bem definido para não fugir da estrutura clássica de um romance medieval. Atrevo-me a dizer que Martin optou por essa estrutura ousada para fazer com que os fãs se identifiquem com a maioria dos personagens. Dessa forma, não haveria motivos para ninguém se entristecer caso algo trágico ocorresse com algum personagem. Essa é uma estratégia bastante usada por escritores que tentam “driblar” os sentimentos que são criados por fãs.
      Agora vou falar um pouco sobre algo essencial em qualquer livro: a descrição do ambiente. Nesse tema não há como negar que Tolkien está entre os melhores (e atrevo-me a dizer que é o melhor) autor descritivo. Perfeição. Essa é a impressão que as páginas de seus livros deixam em nós leitores. De forma requintada e com uma riqueza mais que admirável Tolkien nos descreve a maravilhosa Terra-Média! Seus rios, suas florestas, seus povos, suas línguas e suas culturas tão diversificadas. Embora Martin também tenha criado um mundo (Westeros, Essos e outros continentes) todos eles são simples. O Norte é extremamente frio. O Sul é escaldante. A Planície central é rica e muito prospera em agricultura. Devo dizer que esse mundo foi criado a partir da leitura de um livro de Geografia Básica. Analisando a descrição dos cenários, percebo muitas lacunas que o autor deixa para os leitores preencherem.
      A questão de o livro ser previsível ou não, é outro ponto crucial que só se entende ao estudar literatura clássica. O conceito de Bem e Mal foi introduzido no período chamado Barroco (por volta do século XVI). Desde então, os autores escrevem seus livros seguindo esse “roteiro estrutural”. Com o desenvolvimento da sociedade, houve a mudança de escrita. Com a chegada do Modernismo, todos os paradigmas foram quebrados e os autores decidiram escrever de forma diferente dos demais. Dessa forma, Tolkien sofreu influências clássicas e Martin contemporâneas. A partir desse fato, creio que é injusto comparar esses autores que pertencem a épocas totalmente distintas.
      Esse esquema de troca de personagem narrador, também pode ser notado nas obras da trilogia “O Senhor dos Anéis”. Essa trilogia é composta por seis livros que são separados em três volumes (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei). Em alguns livros o personagem principal da trilogia, Frodo Bolseiro, nem aparece nos fatos narrados. Isso porque os personagens estão separados por milhas de distância.
      Enfim, esses são meus argumentos. Quero deixar claro que gosto de “A Song of Ice and Fire”, mas as obras do Tolkien são as melhores! Creio que Martin tem que trabalhar muito mais arduamente para chegar próximo da habilidade de escrita do grande mestre Tolkien!

      Atenciosamente,
      Kayke Oliveira - Técnico em Fabricação Mecânica e Bacharelando em Ciência e Tecnologia

      Excluir